top of page
grip
GRIP ( pegada ou empunhadura ), diz respeito à postura das baquetas.
São as diferentes maneiras utilizadas para se segurar as baquetas.
Inicialmente definimos 2 posturas que se diferenciam quanto à simietria ou não, e são elas: a MATCHED GRIP (simétrica) e a TRADITIONAL GRIP (não-simétrica).
Na Matched Grip as mãos devem segurar as baquetas de forma idêntica, ou seja, com a mesma postura. Enquanto na Tradicional Grip, a posição das baquetas deve-se à postura clássica dos bateristas de bandas marciais.
No matched grip existem 3 formas muito utilizadas, sendo elas: a Francesa, Alemã e a Americana.
veja abaixo a diferença entre elas:
FRENCH GRIP (Francesa): As baquetas ficam paralelas entre si e as palmas das mãos viradas uma para a outra, enquanto o polegar deve estar para cima.
GERMAN GRIP (Alemã): Nessa pegada as palmas das mãos estão voltadas para baixo e as baquetas formam, entre si, um ângulo de 90º aproximadamente.
AMERICAN GRIP (Americana): Esta posição é a intermediária entre as anteriores, onde as baquetas formam um ângulo menor que 90º, sendo uma prolongação da posição dos braços, na postura mais relaxada possível e as mãos não estão totalmente paralelas e nem viradas totalmente para baixo.
TRADICIONAL GRIP (tradicional): Esta maneira reproduz o estilo de bandas marciais e surgiu devido à necessidade de marchar e tocar ao mesmo tempo, já que o músico, em pé, precisava inclinar seu instrumento para marchar e com o instrumento inclinado, por sua vez, precisava segurar a baqueta de forma eficiente e ergonômica tal qual permitisse caminhar ou marchar e tocar o tambor ao mesmo tempo.
Movimentos das Baquetas
FREE STROKE
FULL STROKE
DOWN - TAP - UP
REBOUND
BOUNCE
BUZZ
MOELLER'S STROKE
OPEN-CLOSE (PUSH-PULL)
SPIVACK
GLUED
FINGER CONTROLL
bottom of page